Princesa Isabel e a indenização para ex escravos que infelizmente nunca aconteceu

Da série "Recuperando a História do Brasil". Artigo II. A história é contatada pelos que vencem





Princesa Isabel e a indenizao para ex escravos que infelizmente nunca aconteceu
O breve texto apresenta palavras escritas pela Princesa Isabel, que tem como assunto grandes reformas, voltadas principalmente para ex-escravos e para as mulheres.
Em carta que poderá ser lida aqui e que hoje se encontram no acervo do museu imperial em Petrópolis mostra o projeto de indenização para ex-escravos, para que pudessem trabalhar em sua agricultura e pecuária e um maior espaço para as mulheres em uma sociedade extremamente patriarcal.
A princesa Isabel é vista ainda por muitos como uma personagem da história meramente representativa e que assinou a lei áurea porque seu pai não estava no país no dia em questão, porém a carta revela muito mais, revela um aproximação fiel ao movimento abolicionista e aos principais abolicionistas da época, que na carta os chama de amigos. Ela demonstra também a preocupação com escravocratas e republicanos como um empecilho para que seus planos se concretizassem.
Pena que isso realmente ocorreu, Isabel entrou para história com um reflexo diferente do que realmente foi, a princesa que para muitos libertou apenas por "pressão inglesa" e que deixou os negros ao "relento" jogados a própria sorte. Começamos a mostrar que isso não foi o que realmente ocorreu.
A história é contata pelos vencedores e infelizmente a família imperial brasileira perdeu, e escravocratas e republicanos venceram no final, deram um golpe, instituíram uma república ilegítima, e os negros recém libertos realmente foram jogados a própria sorte, não pela monarquia que acabaria um ano após, sem chances de fazer algo pelos ex cativos, mas por uma república apoiada por ex donos de escravos.
Sem rumo, os recém libertos fundaram favelas, outros se marginalizaram, outros voltaram a fazer trabalhos análogos a escravidão, e hoje, infelizmente ainda são os mais vulneráveis socioeconomicamente.
E se o plano da princesa realmente tivesse ocorrido? E se a república nunca tivesse existido neste país? A única coisa que posso afirma é que milhares de vidas não teriam se perdido nesses 127 anos de República
Texto da Carta.
11 de agosto de 1889 - Paço Isabel
Corte midi
Caro Senhor Visconde de Santa Victória
Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização aos ex-escravos libertos em 13 de Maio do ano passado, e o sigilo que o Senhor pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas. Deus nos proteja dos escravocratas e os militares saibam deste nosso negócio, pois seria o fim do atual governo e mesmo do Império e da Casa de Bragança no Brasil. Nosso amigo Nabuco, além dos Srs. Rebouças, Patrocínio e Dantas, poderem dar auxílio a partir do dia 20 de Novembro quando as Câmaras se reunirem para a posse da nova Legislatura. Com o apoio dos novos deputados e os amigos fiéis de papai no Senado será possível realizar as mudanças que sonho para o Brasil!
Com os fundos doados pelo Senhor teremos oportunidade de colocar estes ex-escravos, agora livres, em terras suas próprias trabalhando na agricultura e na pecuária e delas tirando seus próprios proventos. Fiquei mais sentida ao saber por papai que esta doação significou mais de 2/3 da venda dos seus bens, o que demonstra o amor devotado do Senhor pelo Brasil. Deus proteja o Senhor e todo a sua família para sempre!
Foi comovente a queda do Banco Mauá em 1878 e a forma honrada e proba, porém infeliz, que o Senhor e seu estimado sócio, o grande Visconde de Mauá aceitaram a derrocada, segundo papai tecida pelos ingleses de forma desonesta e corrupta. A queda do Sr. Mauá significou uma grande derrota para o nosso Brasil!
Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor, se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonhar mais um pouco. Pois as mudanças que tenho em mente como o senhor já sabe, vão além da liberação dos cativos. Quero agora me dedicar a libertar as mulheres dos grilhões do cativeiro doméstico, e isto será possível através do Sufrágio Feminino! Si a mulher pode reinar também pode votar!
Agradeço vossa ajuda de todo meu coração e que Deus o abençoe!
Mando minhas saudações a Madame a Viscondessa de Santa Vitória e toda a família.
Muito de coração
ISABEL

Uma das páginas da carta original que pode ser encontrada no Museu Imperial de Petrópolis.


Bibliografia:
https://monarquiaconstitucional.jusbrasil.com.br/artigos/370972747/princesa-isabel-e-a-indenizacao-para-ex-escravos-que-infelizmente-nunca-aconteceu acessado em 13/05/2018 às 22h53min. (texto e imagens)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

180 anos de elevação à Cidade (1840 - 2020)

JOSÉ LUÍS CARDOSO DE SALES - BARÃO DE IRAPUÃ

JOÃO LUÍS ALVES