APRESENTAÇÃO



Este blog tem como objetivo difundir a cultura Campanhense, cultivada a quase 300 anos, através de fotos e reportagens acerca do cotidiano. Campanha é uma cidade sul-mineira do ciclo do ouro. Fundou-se numa das regiões mais disputadas do final do século XVIII, mas que já havia população na localidade do Rio Verde bem antes disso, nos idos do fim do século XVII.

Como consta na biblioteca digital wikipedia: "A cidade é sede da Academia Sul Mineira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Alfredo Valadão, da Cruzada Nacional de Alfabetização, precursora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, da Fundação Cultural, entre outras entidades socioculturais.

É porta de entrada para o Circuito das Águas de Minas Gerais e recebe turistas também por causa de suas igrejas e casarões coloniais.
As principais atividades econômicas de Campanha são: a agropecuária, com maior destaque para as culturas de café,milho, feijão, cítricos, batata e gado leiteiro; laticínios e metalúrgica, além da fabricação de gaiolas e acessórios para pássaros." 
Já a renomada biblioteca do IBGE nos relata o seguinte: "A tradicional e histórica cidade de Campanha, situada na Zona Sul do Estado de Minas Gerais, foi fundada em 2 de outubro de 1737, pelo Ouvidor-Mor da Comarca do Rio das Mortes, Cipriano José da Rocha, em viagem de descobrimento das Minas do Rio Verde, já exploradas clandestinamente, naquela época, por elementos desgarrados das bandeiras paulistas, que ali se localizaram por volta do século XVII. A povoação de São Cipriano, que o ouvidor Mor fundou logo à sua chegada ao território de minas, prosperou rapidamente graças às riquezas de suas jazidas auríferas, sendo elevada à Paróquia em 1739, tendo sido o padre Antônio Mendes o seu primeiro vigário. Em 1752, por Ordem Régia, foi criado o distrito de Santo Antônio do Vale da Campanha do Rio Verde. O município foi criado por Alvará de 20 de setembro de 1798, com a denominação de Campanha da Princesa da Beira, após seu desmembramento do Município de São João del Rei, com um vastíssimo território onde se acham localizadas mais de 90 Comunas do Sul de Minas. Campanha foi elevada à categoria de Cidade em 1840. Em 1908 foi criado o Bispado, sendo seu primeiro Bispado Dom João de Almeida Ferrão. Atualmente a cidade de Campanha é Centro de Convergência das rodovias de uma grande parte da região sul-mineira, fazendo-se, através da cidade, as comunicações rodoviárias com Belo Horizonte, Rio e São Paulo."

A cidade é grande em sua história, cultura e território, e este era quase do tamanho de Portugal na época da Vila, compreendendo o sul e o sudoeste de Minas Gerais . A Grande Campanha consta hoje de mais de 140 municípios (49.523,893 km² segundo o IBGE - 2010) e cerca de 2.463.618 hab. (segundo a estatística de 2006 do IBGE). A Campanha de antigamente hoje é uma gama de culturas e vivências fundadas na sede da Campanha atual. A vetusta Campanha guarda ainda a beleza estilística de seus casarões coloniais, dos vários prédios neoclássicos, de suas Igrejas e dos seus largos. 
Este blog tem a missão de preservar a história do Sul de Minas nascente e da Campanha da Princesa, bem como manter viva a chama do bem querer à Campanha.


Fontes:




  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha cosultado em 16/07/2016 às 20h.
  •  https://www.facebook.com/campanha.fotoclube consultado em 16/07/2016 às 19h30.
  • http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/campanha.pdf consultado em 16/07/2016 às 21h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ LUÍS CARDOSO DE SALES - BARÃO DE IRAPUÃ

180 anos de elevação à Cidade (1840 - 2020)

GIOCONDA LABECCA - A Poetisa Campanhense